domingo, 6 de junho de 2010
Memória de trabalho
Baddeley (1992a, 1992b) estudando sobre esta memória defendeu o modelo de organização em um sistema tripartite, constituído de uma parte executiva central e dois sistemas, que ele chamou de “escravos”: a alça fonológica (ou loop fonológico e o sistema de tampão visuo-espacial (também conhecido como bloco de rascunho visual-espacial). A alça fonológica está relacionada à representação e recitação da informação verbal, isto ocorre na prática quando você fica repetindo para si mesmo que o carro está parte “C7″ do estacionamento do shopping ou um número de telefone que alguém acabou de te dizer. O sistema tampão visuo-espacial é o equivalente imaginário da alça fonológica. Um bom exemplo ocorre com os estudantes que são “muito visuais”, eles têm na cabeça a imagem que tal informação está no final da página 7, enquanto resolvem uma questão de prova.
Em estudos mais recentes, Baddeley (2000) substitue a ideia de um sistema tripartite por um sistema de processamento que ocorre de uma forma integrada, onde o executivo central coordena as informações visuais e fonológicas e ainda de outros tipos.
Como fica claro, a memória de trabalho armazena informações por pouco tempo, tempo suficiente para que uma determinada tarefa seja cumprida. Sendo assim, ao classificar este tipo de memória de acordo com a duração, ela é uma memória de curto prazo. Uma outra característica é que este tipo de memória retém informações que o sujeito usa de forma consciente, caracterizando-a como memória explícita ou declarativa, tipo: meu carro está do lado esquerdo da rua; vou ter que levar o remédio antes de ir para aula. Estes casos demonstram bem que esse tipo de informação é diferente da memória que nos permite dirigir, a memória implícita ou nã-declarativa, não usamos conscientemente as informações que determinam nossa capacidade de dirigir, simplesmente entramos no carro e executamos a tarefa.
Mais informações no site http://www.reabilitacaocognitiva.org/
Bjs, Ana.
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